segunda-feira, 3 de novembro de 2014

}


Antes de lançar livro infantil, Bruce Springsteen revela quais são os escritores favoritos dele





O primeiro livro infantil de Bruce Springsteen, Outlaw Pete, baseado no personagem da faixa homônima do disco Working on a Dream, chega às lojas dos Estados Unidos em 4 de novembro, e o cantor e compositor – agora autor – contou ao New York Times quais são seus livros e escritores favoritos.

O gosto literário de Springsteen é variado. As prateleiras do músico da E Street Band são preenchidas com livros que vão da cosmologia à filosofia, passando por romances de detetives,Amor nos Tempos do Cólera, de Gabriel García Márquez, e a autobiografia do ex-jogador de beisebol do New York Yankees Mariano Rivera.

“Gosto dos russos, dos contos de Tchekhov, Tolstói e Dostoiévski. Eu nunca li nada deles até os últimos quatro anos, e os achei absolutamente modernos psicologicamente”, disse Springsteen. Em relação aos favoritos atuais, o músico cita os autores Richard Ford, Cormac McCarthy e Philip Roth, um companheiro da cidade de Nova Jersey.

Dada a natureza sombria dos romances destes autores, fica claro de onde vêm as inspirações de Springsteen como compositor. Como disse o cantor em relação ao livro dele em agosto: “Outlaw Pete é, essencialmente, a história de um homem tentando sobreviver e ir além dos seus pecados”, o que chega a ser um material pesado para uma história infantil, ainda que o personagem principal seja um bebê ladrão de bancos.

Se Springsteen planeja escrever a história da própria vida – como muitos roqueiros fizeram anteriormente – ele já está aumentando as expectativas. “Em relação a autobiografias, é difícil bater o amor de Keith Richards pela música, que brilha em Vida”, ele disse à publicação. “Também acho a de Eric Clapton surpreendentemente reveladora e muito emocionante. Claro que amo as Crônicasde Bob Dylan. Me faz sentir orgulho de ser músico”.

Um dos livros de Greil Marcus,'editor colaborador da Rolling Stone EUA, Mystery Train: Images of America in Rock 'n' Roll Music, também foi selecionado por Springsteen como um dos favoritos dele sobre música.